top of page

Textos e Dicas

 

Psicoterapia é um processo científico de compreensão, análise e intervenção  que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e /ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos. (CFP Nº 010/2000)

 

Psicoterapias são métodos de tratamento para problemas de natureza emocional, nos quais uma pessoa treinada, mediante a utilização de meios psicológicos, estabelece deliberadamente uma relação profissional com a pessoa que busca ajuda. 

Todas as Psicoterapias têm em comuns a relação cliente-terapeuta, à qual estão inerentes a aceitação e o apoio do cliente por parte do terapeuta, proporcionando-lhe oportunidade para expressar emoções perturbadoras, o contrato terapêutico, e uma teoria na qual a técnica específica se fundamenta. (Cordioli, 1998).

O terapeuta utiliza instrumentos técnicos psicológicos como por exemplo: escuta, observação, entrevista, comunicação e intervenção verbal, visando remover ou modificar sintomas existentes, retardar seu aparecimento, corrigir padrões disfuncionais de relações interpessoais, influenciar o cliente a modificar suas emoções, pensamentos, atitudes ou comportamentos considerados desadaptativos, bem como promover o crescimento e o desenvolvimento da personlidade  (Cordioli, 1998).

 

As Psicoterapias ajudam o cliente a desenvolver a sua resiliência, ou seja, aumentar a tolerância e a capacidade de se adaptar e crescer com as adversidades que a vida impõe, enfrentar situações conflitantes de maneira estruturada e com novas alternativas de atuação, desenvolver a sua capacidade de ter um novo olhar de si, do outro e do mundo, conduzir com mais autonomia e assumir  o controle da própria vida. 

 

Psicoterapia Individual:

Tratamento centrado na pessoa considerando o contexto no qual está inserido (a) como: família, trabalho, amigos, estudos, suas origens familiares (visão Sistêmica Ampliada – Holos).

Diante de uma situação de crise, o tratamento vai oferecendo ferramentas para que, no seu dia-a-dia a pessoa vá se percebendo, fortalecendo e por consequência ocorra à dissolução da crise por um estado de equilíbrio e saúde.

 

 

Psicoterapia de Casal:

A psicoterapia de casal é um tratamento conjunto, centrada na relação conjugal.

Nos momentos de crise, o casal tem a sensação de estar “paralisado” e em muitas situações não consegue enxergar a solução.

A psicoterapia de casal vai ajudar na superação deste momento de crise, trabalhando questões como: comunicação, desenvolvimento das capacidades para solução de problemas, mudança de padrões de comportamentos prejudiciais para o casal e fortalecimento de comportamentos positivos; crenças referentes a relacionamento conjugal; diminuição de conflitos; reestabelecimento do vínculo emocional e afetivo entre outros, tendo como objetivo a satisfação do casal.

 

Psicoterapia Familiar:

A Psicoterapia Familiar é uma ferramenta que vai ajudar os membros da família a se reorganizarem e superarem um momento de mudança, geradora de conflitos e crises. E assim prosseguirem, fortalecendo o vínculo, a parceria e a cooperação entre os membros, promovendo a solução do conflito e gerando a saúde familiar.

 

Situações onde as crises aparecem:

 

Geralmente as crises aparecem nas mudanças dos ciclos de vida como: transição da infância para a adolescência, da adolescência para vida adulta e vida adulta para maturidade. Quando um membro da família adoece, quando ocorre um nascimento, morte de um dos membros, casamento, vícios, separações, ou crises individuais que afetam toda a família

 

 

          Psicoterapia Infantil          

 

 

Favorecendo o desenvolvimento infantil com uma parceria eficaz

 

A psicoterapia infantil é uma abordagem terapêutica dirigida à criança. A família é a principal parceira neste processo, pois influi  positivamente através de sua participação e cooperação nas mudanças que desejam alcançar.

No atendimento à criança são utilizadas estratégias lúdicas como histórias, desenhos, colagens, pinturas, jogos, de acordo com a idade da criança para criar um ambiente no qual ela se sinta à vontade.

Por meio destas atividades, o psicoterapeuta tem a oportunidade de conhecer melhor a criança, seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Essas sessões são intercaladas com atendimento familiar com o intuito de reforçar a parceria, pensando no bem estar desta criança e de sua família.

Desta forma, a psicoterapia infantil gera impactos positivos na vida da criança e de sua família, bem como uma possível melhora no rendimento escolar.

 

 

 

 

 

 

 

Coaching - Conselho Pessoal - oferece um conjunto de ferramentas, técnicas e metodologias que auxiliam a pessoa a focar seus objetivos, potencializando seu desempenho pessoal e profissional levando-a conquistar ótimos resultados.

 

 

 

Orientação psicológica on-line - Esse atendimento é feito através de um ou mais dos seguintes recursos:

  • Chat: bate-papo em texto ao vivo com a(o) psicóloga(o)

  • Skype: conversa ao vivo entre psicóloga(o) e o cliente(a)

  • WebCam: conversa por voz e/ou chat ao vivo com a(o) psicóloga(o)/ com a câmera ligada do computador do profissional e do cliente. 

 

Método Psicológico é o conjunto sistemático de procedimentos aplicados à compreensão e intervenção em fenômenos psíquicos, nas suas interfaces com os processos biológicos e socioculturais, especialmente aqueles relativos aos aspectos intra e interpessoais. 

 

Testes são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indíviduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela constrção dos instrumentos.  

 

 

  • Transtornos Mentais e Comportamentais: 

  • Baseado na Organização Mundial de Saúde – OMS - ONU, entendem-se comoTranstornos Mentais e Comportamentais as condições caracterizadas por alterações mórbidas do modo de pensar e/ou do humor (emoções), e/ou por alterações mórbidas do comportamento associadas a angústia expressiva e/ou deterioração do funcionamento psíquico global. Os Transtornos Mentais e Comportamentais não constituem apenas variações dentro da escala do "normal", sendo antes, fenômenos claramente anormais ou patológicos.

       Para serem categorizadas como transtornos, é preciso que essas anormalidades sejam            persistentes ou recorrentes e que resultem em certa deterioração ou perturbação do                funcionamento pessoal, em uma ou mais esferas da vida. Os Transtornos Mentais e                  Comportamentais se caracterizam também por sintomas e sinais específicos e                          geralmente, seguem um curso natural mais ou menos previsível, a menos que ocorram            intervenções. Nem toda deterioração humana denota distúrbio mental.

 

Saiba mais sobre        este assunto no site: http://www.medicinanet.com.br/cid10/f.htm e/ou                                      http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=230

 

 

 

 

 

 

bottom of page